Em 1941 o mundo estava no auge da Segunda Guerra Mundial. A maioria dos fabricantes de automóveis interrompia sua produção para poder montar veículos bélicos, mas a Packard manteve sua fábrica de automóveis funcionando para atender aos (poucos) que encomendavam automóveis novos em meio ao turbilhão da guerra que assolava o mundo desde a Alemanha.
O projeto da Kombi, feito durante a Segunda Guerra Mundial por Ben Pon sobre o chassi do Volkswagen sedan fez escola entre vários fabricantes de veículos. Em 1967, a indústria japonesa de automóveis queria repetir o sucesso do veículo versátil alemão, modernizá-lo e vendê-lo no mundo inteiro.
Ele já é um dos carros mais desejados do país, mas seu conceito é cinquentenário. O Fiat 500 foi apresentado na Itália em 1957, com a missão de suceder um modelo de grande sucesso, já mostrado aqui no Auto Show: o Fiat Topolino.
Pouca gente conhece este carro que durou sete anos no mercado norte-americano. Por aqui ele foi cogitado para substituir o nosso Ford Maverick, e ficar posicionado abaixo do Galaxie, para concorrer de frente com o Chevrolet Opala, mas a estratégia não deu certo.