Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Clássicos - Grandes carros - Ferrari Berlinetta Boxer

Clássicos - Grandes carros - Ferrari Berlinetta Boxer

Suceder uma Ferrari como a 365 GTB/4 e GTS/4 “Daytona” não era tarefa fácil. Último projeto da marca sem a supervisão da Fiat, esse marco no design italiano dos anos 60 dominou o pódio das 24 Horas de Daytona de 1967, de onde veio seu apelido. Mas a 365 GT4 Berlinetta Boxer (ou simplesmente BB) não só se provou digna de tal missão como surpreendeu por sua técnica e estilo ousados. Pela primeira vez, uma Ferrari de rua trocava a configuração V12 por um boxer de mesmo número de cilindros herdado da F-1, montado entre os eixos. Um protótipo foi visto no Salão de Turim de 1971, mas o lançamento ficou para o de Paris em 1973.

Havia sete anos que a Lamborghini fazia o Miura com motor central. Cilindros contrapostos eram uma tecnologia comprovada pela Porsche. A Ferrari temia desagradar sua clientela ao romper a tradição e seguir caminhos abertos pelos rivais. Ninguém reclamou. Com 4,4 litros, o boxer com quatro carburadores Weber de corpo triplo produzia 360 cv a 7 500 rpm. A suspensão independente nas quatro rodas usava molas helicoidais e amortecedores telescópicos e os freios hidráulicos eram a disco ventilado.

O design Pininfarina trazia formas que seriam vistas em outras Ferrari, com para-lamas ondulados, mas predomínio de linhas retas no geral. A frente era mais pronunciada que a traseira. Capô, tampa do portamalas e portas eram de alumínio, o restante era feito de aço pela Scaglietti. A frente tinha uma disposição dos faróis semelhante à do Lamborghini Countach.

A altura do teto pode espremer motoristas com mais de 1,80 metro. “Os espelhos só servem para manobras”, diz o dono da BB usada nas fotos, de 1975. Dos bancos de estofamento firme exala o cheiro típico do couro Connolly. Como a parede de fogo é um pouco recuada, os pés não ficam esticados.

Os engates secos pedem familiaridade para trocas sem trancos que estraguem câmbio e embreagem. O vigor do torque é percebido de saída. Como sobra motor, vale colocar uma marcha acima para um rodar mais suave no trânsito. O peso da direção, incômodo em manobras, é providencial em altas velocidades. Já a firmeza da suspensão se justifica no hábitat natural das Ferrari, pistas lisas e desimpedidas, feitas para correr. Nas curvas, a BB é fiel ao próprio eixo.

Para 1976, o motor cresceu para 5 litros e ela virou 512 Berlinetta Boxer. Se perdia 20 cv na potência máxima, esta chegava 700 rpm mais cedo. Spoiler dianteiro, tomada de ar nos para-lamas traseiros, lanternas duplas, em vez de triplas, e quatro saídas de escapamento, em vez de seis, marcavam a mudança. Com a injeção Bosch K-Jetronic, em 1981, foi rebatizada de 512 BBi. A potência total surgia a 6 000 rpm.

Em 1984, a Testarossa aposentava a BB, que teve 2323 carros produzidos. Ela e seus derivados seriam o último projeto da marca para as ruas com motor boxer. Mas a disposição central nunca mais deixou de figurar com brilho no catálogo da Ferrari.

Publicado em: 17/12/2010
Fonte: Quatro Rodas

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

184





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores