Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Fiat 500: relembre o primeiro modelo

Fiat 500: relembre o primeiro modelo

Ele já é um dos carros mais desejados do país, mas seu conceito é cinquentenário. O Fiat 500 foi apresentado na Itália em 1957, com a missão de suceder um modelo de grande sucesso, já mostrado aqui no Auto Show: o Fiat Topolino.

O carro diminuto (2,97 metros de comprimento) e simpático, também seria forte e acessível. Assim nas pranchetas da Fiat, sob o comando de Dante Giacosa, o mesmo criador do Topolino, nasceria o modelo 500. Em 1957 o lançamento do carro teve até transmissão nacional via televisão, com apresentação do modelo e suas funcionalidades. Assim como em 2007, quando foi relançado, fez um grande estardalhaço pela inovação que representava.

A Fiat gastou dinheiro para projetar e preparar sua fábrica em Turim para produzi-lo. Pudera, pois nesta época o mercado de automóveis na Itália superava as 450 mil unidades por ano. No início daquela década, a Itália não produzia mais do que 40 mil unidades anuais.

O carro tinha espaço interno bem aproveitado. Eram dois bancos na frente, e apenas um estreito atrás. O motor também era traseiro como no Topolino, de dois cilindros refrigerado a ar (479cc), com apenas 13 cv, mas era o suficiente para a proposta do carro, diferente de hoje, pois o 500 modelo 2010 tem motor de quatro cilindros de 1,4 litro e 100 cavalos.

O carro era inovador com suspensão independente nas quatro rodas, pneu estepe e tanque de 20 litros na dianteira. Na traseira, as grelhas para refrigerar o motor a ar. O painel tinha apenas velocímetro e luzes espia da seta e dos faróis. Bem diferente de hoje, com seu painel de design moderno sem perder o apelo vintage.

Pouco tempo depois o motor do Fiat 500 seria melhorado com novo carburador, o que deixaria o carro com 15 cv, e o fazia chegar aos 90 Km/h de velocidade máxima, além de um banco maior atrás para levar quatro passageiros. Já para 1959 chegaria a versão Giardinera, uma "perua" com carroceria alongada e alguns centímetros a mais para o Fiat 500.

A história de sucesso seguiria por toda a década de 1960 e parte dos anos 1970, com variadas versões que não faziam o 500 perder sua identidade, tampouco a jovialidade. A versão Abarth, que fez sucesso nas pistas, também chegaria na década de 1960 para alegria do público mais jovem. O carro tinha acessórios como farol de milha, cores especiais e motor de 685 cc, o que fazia grande diferença diante do motor 500cm³.

O modelo original era diferente do que foi relançado em 2007, e que em 2009 chegou ao Brasil. Dante Giacosa previu um carro urbano e econômico, que era um salto de qualidade para quem tinha apenas uma Lambretta na garagem. Até 1975 quando saiu de linha, o Fiat 500 teve mais de 3,5 milhões de unidades vendidas e até hoje na Itália é figura comum nas ruas, com sua maneira peculiar de ser estacionado, na posição transversal, já que mede apenas 1,47 m de largura.

Publicado em: 17/12/2010
Fonte: Autoshow

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

173





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores