Boa parte dos carros de luxo e superesportivos que vemos pelo Brasil estão registrados, na verdade, em nome das empresas de seus proprietários para tentar escapar do “Leão”. Mas quando a empresa pede falência, os carros também se transformam em massa falida e vão à leilão. Foi o que aconteceu com uma fornecedora de componentes automotivos de Caxias do Sul (RS), que terá 39 carros leiloados para quitação de dívida. E são belos carros antigos, na verdade, uma bela coleção, algo que me comove muito mais do que uma Enzo abandonada num aeroporto do Oriente Médio.
A maioria dos carros são nacionais com mais de 25 anos, mas o mais antigo é um Ford Tudor 1929 que não está em mal estado. Aliás, boa parte parece precisar apenas de uma boa lavagem, uma verificação do motor, um ar nos pneus e uma recarga na bateria antes de dar partida. É notável que o antigo proprietário tinha certa dificuldade em manter as rodas originais, mas é mero detalhe para alguns carros, que realmente estão em bom estado.
Dá vontade de adotar o BMW 2800, o SP2, o Karmann-Ghia II, o Plymouth Valiant… A lista é longa, mas tenho certeza que há pessoas mais preparada$ para adotar eles.
|