Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Rumpler Tropfenwagen: O Curioso Carro que Influenciou o Fusca

Rumpler Tropfenwagen: O Curioso Carro que Influenciou o Fusca


Apesar de seu sucesso na indústria aeronáutica, o austríaco Edmund Rumpler foi responsável por grandes avanços na indústria automotiva no início do século XX. Quem diria que o fundador da primeira fabricante de aviões da Alemanha seria responsável pela invenção do sistema que permite que eixos de tração tenham suspensão independente e pela criação de um carro que em 1921 tinha aerodinâmica tão boa quanto o Toyota Prius? O carro em questão é o Rumpler Tropfenwagen.



Edmund Rumpler foi o braço direito de Hans Ledwinka na criação do primeiro automóvel da Tatra, que até aquele momento (1897) fabricava apenas trens – por isso seus carros tem faróis centrais – e poucos anos depois, em 1903, patenteou o sistema de semi-eixos oscilantes, que permitia que os eixos de tração passassem a ter suspensão independente. Este é o sistema usado no eixo traseiro do Fusca e também a causa da variação da cambagem das rodas traseiras quando a suspensão é exigida.



Rumpler-Tropfenwagen_-_Frontansicht_(Deutsches_Museum_Verkehrszentrum)O destino levou Rumpler ao mundo da aeronáutica. Em 1910 fundava uma fabricante de aviões com seu nome - não por acaso, foi a primeira fabricante de aviões da Alemanha. Seu avião, o Etrich-Rumpler Taube, projetado pelo conterrâneo Igo Etrich, chegou a participar de algumas guerras entre 1911 e 1914, e da Primeira Guerra Mundial, mas por ser lento em manobras se mostrou vulnerável diante do inimigo e em 6 meses saiu do front para as escolas de pilotos.



Derrotada na guerra, a Alemanha estava sob as regras do Tratado de Versalhes, que em 1919 lhe proibira de fabricar aviões ou motores para aviões. Edmund Rumpler não perdera seu gosto por automóveis e após saber que desde 1913 a norte-americana Blood Brothers usava seu sistema de suspensão com tração independente no Cornelian, decidiu aproveitar sua experiência aeronáutica para criar um automóvel e poder levar mais a fundo seu registro de patentes.siemmot-tropfenmotor


O grande conhecimento sobre aerodinâmica adquirido no passado fez Rumpler criar um carro com formato baseado numa gota, o Tropfenwagen. Em alemão, o significa simplesmente “carro-gota”. Com suas formas arrojadas foi a grande sensação do Salão do Automóvel de Berlim de 1921. Não era pra menos: antes mesmo da Volkswagen existir e fundir dois motores em “V”, o Tropfenwagen já contava com um motor fornecido pela Siemens de 6 cilindros em W com três bancadas de dois cilindros, instalado em posição central, e que gerava 36 cavalos.



Hoje o Mercedes CLA se gaba por ser o carro de produção mais aerodinâmico do mundo, com 0,22 de coeficiente aerodinâmico. Em 1979 o Tropfenwagen já tinha 58 anos, e surpreendeu a todos ao ser testado e revelado seu coeficiente aerodinâmico de 0,28 cx, o mesmo que um Toyota Prius. Foi o primeiro carro pensado para ser aerodinâmico, superando o Chrysler Airflow.



Em 1923 Edmund vendeu a licença de sua gota com rodas para a Benz, e passou a fazer fazer suas próprias alterações no projeto. Fato é que ela aproveitou o chassi para fazer carros de competição, e por trás do projeto estava Ferdinand Porsche – sim, o responsável pelo desenvolvimento do Fusca e fundador da Porsche – , que ficou impressionado pelo funcionamento. Isso explica porque o Fusca faz uso de semi-eixo oscilante no eixo traseiro… Forçando um pouco, até lembra o primeiro Fiat Multipla.



Após tudo isso Edmund Rumpler voltou a produzir aviões. Judeu, foi preso depois que Hitler assumiu o poder, em 1933 e, mesmo que tenha sido liberado rapidamente, teve sua carreira arruinada. Morreu em 1940 e suas anotações foram destruídas pelos nazistas.


É curioso notar que o Rumpler Tropfenwagen não fez sucesso, tendo menos de 100 unidades produzidas. Algumas foram incendiadas para as gravações do filme “futurista” Metropolis, de 1927. Hoje restam apenas duas unidades,  e os dois estão em museus alemães.


Publicado em: 27/2/2014
Fonte: Novidadesautomotivas.blog.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

985





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação


Mercado Livre




Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Eventos
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Dodge, Polara Gl, 1981, Marrom Calcutá
Lote de Peças
Chevrolet, Monza, SLE Sedan, 1986, Cinza
Mercedes Benz, 560 Sl, 1988, Vermelha

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores