Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




História da Toyota

História da Toyota

Em janeiro 23 de 1958, a Toyota Motor Corporation inaugura um escritório no centro da cidade de São Paulo, com o nome de Toyota do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Onze meses depois, a empresa inicia as suas atividades como montadora de veículos, com a instalação da primeira fábrica brasileira, no bairro do Ipiranga. O Land Cruiser, primeiro utilitário da fabricante lançado no mercado brasileiro, ganha as ruas no ano seguinte.


Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo (Fotos: Divulgação)

Com a mudança da fábrica para São Bernardo do Campo, em novembro de 1962, a Toyota substitui a linha Land Cruiser pelo Bandeirante, equipado com motor a diesel, tração nas quatro rodas e disponível nas versões jipe e camioneta de carga e de uso misto.


Land Cruiser


Bandeirante

Em setembro de 1998, a Toyota inaugura a segunda fábrica no Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde passa a ser fabricado o Corolla. Em agosto de 2001, a montadora inaugura seu escritório comercial em São Paulo e encerra a fabricação do Bandeirante. A fabricante dá início, em junho de 2002, à produção do Novo Corolla. Dois anos depois, lança o Corolla Fielder.


Fielder

Já em 2005 chegam ao mercado a nova Hilux e a Hilux SW4. A linha de importados da Toyota conta com o RAV4 (utilitário esportivo compacto), Camry (sedã de grande porte), Land Cruiser Prado (utilitário esportivo de grande porte), além dos sedãs de alto luxo da marca Lexus ES350 e LS 460L.


Hilux

NO MUNDO - O fundador da corporação Toyota é Sakichi Toyoda, filho de um humilde carpinteiro. Ele nasceu em 1867 e sua história teve início com teares. Passou parte de sua vida investindo nesse negócio, que fez sucesso por um bom tempo.


Sakichi Toyoda

Em 1910, Sakichi viaja aos Estados Unidos e se interessa pela complexidade de um novo produto, o automóvel. Já em 1929, Toyoda vende os direitos de suas patentes (de teares) à empresa britânica Platt Brothers e encarrega seu filho Kiichiro dos investimentos na indústria automobilística. Sakichi morre um ano depois e Kiichiro inicia seu trabalho no desenvolvimento de motores de combustão à gasolina. Dois anos depois, funda a Divisão Automobilística da Toyota Automatic Loom Works.


Fabricação modelo AA


Modelo AA

Em 1936 começa a produção do Toyota Modelo AA e um ano mais tarde é fundada a Toyota Motor Company.


Crown

Durante a II Guerra Mundial a Toyota começou a produzir caminhões militares para o exército japonês. No ano de 1947, a marca fabrica o Toyota Modelo SA. Em 1957, a Toyota lança no mercado americano o Crown e em 1963 no mercado europeu. O modelo Sports 800 chega em 1965.


Sports 800

Cerca de dez anos mais tarde é lançada a primeira geração do Corolla. Em 1967 a Toyota cria uma parceria com a Daihatsu para produção de automóveis. Ainda na década de 60 surge o Toyota Tiara.


Tiara


Corolla

Em 1989 é a vez de lançar sua nova marca, a divisão de luxo Lexus. No ano de 1997 é apresentado o Prius, um modelo híbrido.


Prius

Seis anos mais tarde, a montadora lança mais uma marca, a Scion. Em 1936, após tentar registrar a marca Toyoda, por um grande volume de entradas no sistema de registro de marcas japonês, a empresa muda a marca para Toyota.

Publicado em: 2/2/2013
Fonte: Zap Carros

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

831





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores