Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Skoda Octavia, O Estilo de Carro Popular do Regime Comunista que Rompeu a Cortina de Ferro

Skoda Octavia, O Estilo de Carro Popular do Regime Comunista que Rompeu a Cortina de Ferro

O fim da Segunda Guerra polarizou o mundo em duas frentes ideológicas. Na comunista, as montadoras tiveram pouca liberdade para inovar dentro de economias centralizadas. Mas uma delas alcançou posição de destaque: a Skoda Auto. Uma das mais antigas fabricantes ainda em atividade, ela foi nacionalizada após a ocupação alemã da então Tchecoslováquia e depois isolada pela Cortina de Ferro do leste europeu. O regime socialista acabou por atrasar a criação de um Skoda popular até 1955, quando nasceu o sedã 440. Quatro anos mais tarde ele assumiria o nome Octavia.

O nome fazia alusão ao oitavo projeto da fábrica após a estatização: o chassi do tipo espinha dorsal era uma tradição na empresa. Um tubo de aço ligava o motor, à frente, ao diferencial, atrás, acondicionando o cardã. A carroceria era apoiada em duas travessas e o chassi também servia de apoio para os feixes de mola transversais da suspensão, independente nas quatro rodas. De desenho limpo e elegante, o sedã não se parecia com nenhum carro de influência soviética.

Apesar dos 910 kg, o motor de 1 089 cm3 demorava a embalar o carro: o torque de 6,97 mkgf aparecia já a 2800 rpm, mas só com o bom uso das quatro marchas se alcançavam 4 200 rpm, quando gerava os 39 cv capazes de levá-lo apenas até os 105 km/h. Em 1957, surgiu a variante 445, com um 1.2 de 45 cv. Batizado de Octavia em 1959, ele ganharia desenho novo e suspensão dianteira de molas helicoidais.

Cerca de 298000 unidades foram feitas até 1964, quando ele foi substituído pelo 1000MB - a perua Combi continuou até 1971, elevando o total para 67 000. Muitos foram exportados para outros países, caso do Octavia 1960 do advogado Aparecido Romano. "Ele é muito gostoso de guiar, chamando atenção por onde passa. Trata-se de um carro lento, sem pretensão esportiva: foi feito para passear a no máximo 80 km/h."

Prejudicada pela economia planificada, a Skoda perdeu prestígio nos anos 70 e 80, com falhas no controle de qualidade. Em 1991, foi comprada pela VW e desde então tem se firmado como forte concorrente no Mercado, sendo hoje a maior fabricante de automóveis da Europa central.

Publicado em: 10/11/2012
Fonte: Quatro Rodas

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

812





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores