Para Aumentar Receita, Sites de Relacionamento Promovem Encontros em Baladas
Se um dia o negócio de sites de relacionamento foi facilitar o contato entre as pessoas, diminuindo a distância e evitando o nervosismo do olho no olho, hoje em dia eles descobriram um novo filão: proporcionar o encontro offline.
Sites como o OkCupid e Match.com, ambos americanos, têm entre seus serviços pagos a organização de eventos em bares e casas noturnas para que seus associados se conheçam pessoalmente. No Brasil a prática também é usual. O site de relacionamentos Par Perfeito tem entre seus eventos a Festa dos Solteiros, na qual os seus clientes se encontram para festejar e eliminar a fase da leitura de perfil da versão online. A próxima edição - em São Paulo - devem acontecer no último trimestre do ano.
Além das festas, o site de relacionamentos já realizou quatro Viagens dos Solteiros, que reuniu 200 pessoas na última edição, com destino a Porto de Galinhas, Costa do Sauípe, Fortaleza e Arraial D’Ajuda. “Mantemos um contato muito próximo com os nossos usuários e com base nas informações que eles nos passam, idealizamos as ações offline. Identificamos que eles gostariam de participarem de viagens e festas ao vivo com o objetivo de conhecer de perto todas as pessoas com as quais se comunicam no Par Perfeito. E, como nosso objetivo é unir pessoas, os eventos são abertos a quem quiser participar”, disse Claudio Gandelman, presidente do ParPerfeito.
A rede social Meetup, por sua vez, já nasceu com essa filosofia. No site, os usuários encontram grupos de pessoas com interesses em comum e marcam algum lugar para uma reunião pessoal. A rede é responsável pela formação grupos de debate, que têm encontros semanais pessoalmente.
Offline é arma de fidelização
Se no site de relacionamento o encontro em grupo pode significar uma perda em massa de clientes, outras redes sociais usam o artifício para fidelizar seus inscritos. Alguns sites e redes sociais usam o encontro pessoal para fortalecer o relacionamento entre seus usuários, aumentando o comprometimento deles com a ferramenta.
É o caso do Clube do Carro Antigo. Com cerca de 400 sócios, eles usam o recurso para fazer com que os usuários troquem experiências. Com pelo menos um evento mensal, no Kartódromo Internacional Granja Viana, o clube ainda é convidado por empresas para expor suas peças.
Além de não cobrarem taxa dos participantes, eles oferecem benefícios. "Sempre que fechamos um evento, pedimos para que o organizador dê alguma vantagem para o sócio que aparecer", diz Ricardo Luna, presidente do Clube do Carro Antigo. |