Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Carros Antigos do Japão Voltam para o Futuro

Carros Antigos do Japão Voltam para o Futuro

Datsun 280ZX 1978

As montadoras japonesas estão dando marcha a ré na história para transplantar para alguns de seus novos produtos um pouco das glórias passadas.

Para sua nova linha de veículos voltados para os mercados emergentes de rápido crescimento, a Nissan Motor Co. não precisou de estudos preparados por um exército de consultores, de grupos focais ou advogados de propriedade intelectual. Em vez disso, a segunda maior montadora do Japão recorreu à sua história e ressuscitou a marca Datsun, que havia sido descontinuada no início dos anos 80.

Executivos da Nissan dizem que a decisão foi fácil, dada a reputação da marca de resistência e confiabilidade, além de um preço acessível. Eles esperam que todas essas qualidades se transfiram para a nova linha, que não será vendida nos mercados desenvolvidos.

“A Datsun faz parte do nosso patrimônio. Sabemos como essa marca foi forte em alguns mercados”, disse o franco-brasileiro Carlos Ghosn, diretor-presidente da Nissan, numa entrevista coletiva esta semana. “Para os jovens, lançar a Datsun ou outra marca dá no mesmo, porque eles não se lembram dela. Então, por que não a Datsun? Eu diria que é melhor relançar a Datsun que [escolher] uma nova marca.”

A Nissan não é a única montadora japonesa a explorar seu patrimônio histórico em busca de um novo produto. Esse movimento “de volta para o futuro” ocorre num momento em que a indústria automobilística do Japão, até há pouco tempo uma líder mundial, tem perdido parte de sua força para rivais americanas e europeias.

Tanto a Toyota Motor Corp. como a Honda Motor Co. e a Mitsubishi Motors Corp. apresentaram, nos últimos meses, novos modelos com nomes impregnados de nostalgia. Os especialistas em marketing dizem que essa estratégia faz sentido numa época em que a criação de uma identidade para um produto a partir do zero é cara e corre o risco de ser rejeitada pelos consumidores.

“Estabelecer qualquer novo nome para uma marca ou modelo é uma empreitada extremamente cara, diz Bob Peterson, um veterano de marketing da indústria automobilística e diretor da Wickaboag Consulting Group Inc., consultora com sede em Tóquio. Se uma empresa “tem algo de seu passado que contribui positivamente, faz muito sentido tirar o pó e trazê-la de volta”, diz ele.

A Toyota vai lançar no próximo mês, no Japão, uma versão modernizada de seu carro esportivo Corolla Levin, também conhecido como Trueno Sprinter, um modelo que ela deixou de produzir em meados dos anos 80. “Isso preserva o DNA da Toyota no setor de carros esportivos\”, disse o presidente da montadora, Akio Toyoda, em uma entrevista coletiva em novembro.


Toyota Levin 1985


Toyota Levin 2012

A Honda, por sua vez, está aproveitando sua reputação como empresa inovadora num esforço para recuperar força no segmento de luxo. A montadora planeja ressuscitar seu carro esportivo NSX, que lançou pela primeira vez em 1990, para ajudar a impulsionar as vendas da sua combalida divisão Acura.

“O Acura NSX se tornou um ícone”, disse o diretor-presidente da Honda, Takanobu Ito, no relançamento do carro em janeiro, no Salão de Automóveis de Detroit. “Desde que a produção do NSX foi encerrada em 2005, temos batalhado para criar um sucessor à altura.”


Honda Acura NSX 1995

A Mitsubishi Motors vai relançar o seu compacto Mirage no dia 28 de março na Tailândia, antes de apresentá-lo a outros mercados do sudeste asiático e, posteriormente, Japão e Europa. O modelo chegou às concessionárias pela primeira vez nos anos 70 e desapareceu em 2003. Hoje, ele tem desenho, motor, e medidas de segurança do século XXI.


Mitsubishi Mirage 1998


Mitsubishi Mirage 2012

Os analistas da indústria dizem que os fabricantes japoneses não têm a mesma tradição de muitas marcas americanas ou europeias, mas querem aproveitar ao máximo sua história à medida que entram em novos mercados e competem com novos rivais da China, Coreia do Sul e outros países. É por isso que as montadoras japonesas estão ansiosas para reciclar marcas de carros que têm pouca ou nenhuma semelhança com os modelos atualizados.

“Elas estão tentando apelar à boa-vontade do consumidor, mesmo que os carros não se pareçam em nada com seus antecessores. É mesmo só o nome”, diz Takao Kijima, professor da Universidade de Ciência de Tóquio e ex-engenheiro da Mazda Motor Co. “A Datsun é um exemplo perfeito de um nome que é visto pelas pessoas de uma forma positiva.”

Publicado em: 23/3/2012
Fonte: Valor Econômico

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

714





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores