 Os 50 anos da lendária Ferrari 250 GTO, um dos maiores esportivos de corrida de todos os tempos, serão celebrados durante a próxima edição do Pebble Beach Concours d"Elegance, em 21 de agosto.
O evento, um dos mais tradicionais encontros de automóveis antigos do mundo, é realizado na Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, desde a década de 1950.
De acordo com a organização do Pebble Beach Concours d"Elegance, cerca de 20 exemplares do modelo, um dos mais cobiçados por colecionadores do mundo, devem prestigiar o evento, apesar de todos os proprietários terem sido convidados. De acordo com a Ferrari, 36 unidades da 250 GTO foram produzidas entre os anos de 1962 e 63. O número refere-se ao deslocamento, em centímetros cúbicos, de cada cilindro do “motorzão” V12 de 290 cv, enquanto a sigla refere-se ao termo Gran Turismo Omologata, ou homologado para competições de carros de turismo.
Equipada com uma transmissão manual de cinco marchas, a 250 GTO acelera de 0 (zero) a 100 km/h em 5,1 segundos, uma marca incrível para um esportivo da década de 1960. Duas unidades batizadas de 330 GTO, por terem sido equipadas com motor de maior capacidade, também foram construídas. Sua estréia nas pistas aconteceu na 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, em 1962. Nos últimos anos, vários exemplares do esportivo foram negociados em leilões, por valores de venda que giravam em torno de US$ 30 milhões.
|