Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Fiat 509

Fiat 509

Nem sempre a Fiat foi especialista em carros compactos. Criadora de alguns dos mais bem-sucedidos minicarros europeus da história,como o 508 Balilla e Topolino nos anos 30 e o 600 e o 500 dos anos 50, sua incursão nesse segmento foi com o 509. De 1900 até então, como a maioria dos carros europeus, os Fiat de passeio eram grandes e sofisticados, um artigo de luxo para a elite.

Porém, nos anos 10, Henry Ford revelou ao mundo um modelo de negócio para a indústria em que a produção em escala de modelos menores e simplificados geraria lucros maiores. Pipocaram na Europa tentativas de traduzir esse conceito, como o Bébé Peugeot, o Citroën 5 HP e o Austin Seven. Na Itália, o 509 não só era consideravelmente menor que os demais Fiat como foi o primeiro da marca com motor inferior a 1 litro. Com 990 cm3, seu quatro-cilindros sem correias entregava 22 cv. Além das válvulas, o comando também ficava no cabeçote, raridade na época. Outra novidade: era o primeiro Fiat de quatro lugares. No Salão de Paris de 1924 ele foi apresentado apenas como chassi, mas no de Milão no ano seguinte o carro completo foi conhecido pelo público. O cliente podia escolher entre seis tipos de carroceria.

Fiat 509Ainda em 1925 foram acrescentadas as versões esportivas e em 1926 a linha 509 recebeu várias melhorias, como nos carburadores e pneus. Novas carrocerias foram acrescidas: Sportive, Taxi e Commerciale, esta com portas e assentos traseiros removíveis para levar carga. Isso rendeu ao carro a designação 509A. É de 1927 o 509A Torpedo das fotos, recuperado pelo restaurador paulista Ricardo Oppi.

As pernas se espremem para acharmos espaço ao volante e é difícil dirigir com um passageiro do lado, porém o teto é bem alto. Para apreciar a maciez dos sofás que fazem as vezes de assento, só indo atrás mesmo. Os pedais guardam uma surpresa. O do meio acelera, enquanto o freio fica à direita. As três marchas não sincronizadas arranham se engatadas fora do tempo. Ainda que bem calculadas, a relações deixam claro que sobra motor na terceira. E o primeiro motor 1.0 da Fiat? “Ele tem curso relativamente grande e diâmetro de pistão muito pequeno. Mesmo com baixa cilindrada ele apresenta resposta muito boa de torque já nas baixas rotações”, diz Ricardo.

Fiat 509 Em 1928 o Fiat 509 faturou os dois primeiros lugares no Rali de Montecarlo. “É importante lembrar que o 509A também foi o primeiro automóvel a ser vendido pelo sistema de financiamento, tendo a Fiat criado o banco Save na Europa especialmente para isso.” Apesar de seus avanços, o 509 teve vida curta. Mais de 90 000 haviam sido montados (60% exportados), quando o Fiat 514 veio aposentá-lo em 1929. Era um recorde para a marca. Até hoje a marca italiana é referência em carros compactos na Europa – e foi com eles que ela se estabeleceu e cresceu no Brasil.

Publicado em: 6/12/2010
Fonte: Quatrorodas.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

63





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores