1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade 2010 - Águas de Lindóia/SP
A FBVA já estipulou as regras e diretrizes para o Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos (CBR) de 2011. O CBR, que conta com quatro etapas, será organizado por clubes de diversas regiões do país. A primeira etapa acontecerá em São Paulo, no dia 26 de março, e será comandada pelo Alfa Romeo Clube do Brasil. As etapas seguintes serão respectivamente: 14 de maio (organizada pelo Classic Car Club do Rio Grande do Sul), 02 de julho (organizada pelo Blumenau Autos Veteranen Club, em Santa Catarina) e dia 01 de outubro (o Veteran Car Club da Bahia será o responsável pela organização), quando acontecerá o Encerramento do Campeonato.
O regulamento divulgado pela FBVA tem como principal objetivo estabelecer critérios gerais de participação, considerando que os Clubes-Anfitriões que vão liderar as provas possuem experiências particulares, podendo, assim, estabelecer os detalhes que lhes convier, seguindo as diretrizes. Porém, para manter um padrão igualitário nas diversas etapas do Campeonato, que recebe a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), algumas regras gerais serão comuns às quatro provas, principalmente no que diz respeito à originalidade dos veículos e às categorias que serão aceitas para competição, de forma a poder definir as classificações finais para o piloto e navegador por categoria estabelecida.
Cada etapa do CBR contará com um Comitê-Técnico, indicado pelo clube anfitrião, com a participação de, pelo menos, um membro da FBVA e de pelo menos três e no máximo cinco integrantes, podendo ou não estes serem componentes do clube anfitrião. O comitê terá como competências: deferir ou não a inscrição de competidores; indicar em qual categoria cada veículo será enquadrado; indicar a respectiva média horária mínima de cada carro na prova; aprovar o trabalho realizado com a Equipe de Campo; deliberar em conjunto com o Diretor de Prova eventuais questões do regulamento, bem como incidentes ocorridos no curso da prova, incluindo também questões de admissibilidade à prova.
Algumas categorias de veículos não serão aceitas. São elas: peruas; pick ups; jeeps; furgões; off-roads; veículos modificados (hot`s). Já aqueles que não se encontram nas categorias vetadas, podem participar livremente, desde que se enquadrem nos critérios utilizados pela Federação Internacional de Veículos Antigos de divisão de categorias. Tais medidas firmam regras de participação universal, que facilita o intercâmbio de participantes no Brasil e no exterior.
Os veículos admitidos a participar do CBR serão classificados nas seguintes categorias:
Categoria D – Fabricados até 31.12.1945 Categoria E – Fabricados de 01.01.1946 até 31.12.1960 Categoria F – Fabricados de 01.01.1961 até 31.12.1970 Categoria G – Fabricados de 01.01.1971 até 31.12.1980 Categoria H – Fabricados de 01.01.1981 até 31.12.1980
Os antigomibilistas que estiverem interessados em participar do CBR precisam ficar atentos. Na categoria H, somente os veículos fabricados até 1981 poderão participar, pontuando no CBR, segundo o regulamento.
As provas de regularidade serão precedidas por um briefing, no qual as regras serão esclarecidas e os aspectos de segurança alertados. Será, também, distribuído um livro de bordo aos participantes com indicação de percursos, distâncias, tempos, obstáculos e trechos perigosos, juntamente com os adesivos necessários.
A classificação final, tanto para efeito da etapa do Campeonato Brasileiro como da prova local do Clube Anfitrião, consistirá na soma dos pontos ganhos e perdidos durante a prova. As pontuações serão as seguintes: CLASSIFICAÇÃO PONTUAÇÃO 1º Lugar 20 pontos 2º Lugar 16 pontos 3º Lugar 14 pontos 4º Lugar 12 pontos 5º Lugar 10 pontos 6º Lugar 8 pontos 7º Lugar 6 pontos 8º Lugar 5 pontos 9º Lugar 4 pontos 10º Lugar 3 pontos
2ª Etapa Campeonato Brasileiro de Regularidade 2009 Realizada em São Lourenço/MG |