Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Entre Ases e Reis

Entre Ases e Reis

A FEI (Fundação Educacional Inaciana) promove nesta quinta-feira, 14 de maio, uma exposição que deve trazer de volta boas lembranças.

A mostra, batizada de Entre Ases e Reis de Interlagos, reúne alguns dos veículos que marcaram época no automobilismo brasileiro. Entre as raridades expostas no Ginásio de Esportes da faculdade, estão modelos como a Berlinetta pilotada por Bird Clemente na equipe Willys e o Copersucar FD01, primeiro e único Fórmula 1 construído no Brasil por Wilson Fittipaldi.

Confira abaixo um pouco mais sobre cada carro exposto na FEI:

Berlinetta 22
Berlinetta nº 22
O bólido era um Willys Interlagos (que, por sua vez, usava o projeto do Renault Alpine), primeiro carro esporte construído em série no país e preparado para as pistas. Rivalizou com a equipe Vemag nos autódromos brasileiros na década de 60 e foi pilotado por nomes como Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno e Wilson Fittipaldi.

Bino Mark I
Bino Mark I
O esportivo possuía um motor 1.3 de quatro cilindros fabricado pela Renault. Com uma transmissão de quatro velocidades e carroceria de resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, desenvolvia 130 cv. Foi o sucessor da Berlinetta nº 22.

Bino Mark II
Bino Mark II
Trata-se de um protótipo construído pelo departamento de competição da Willys do Brasil. Pilotado por Luiz Pereira Bueno, conquistou várias vitórias em corridas por todo o país.

Carretera 1957
Carretera 1957
Uma das maiores raridades da exposição, o veículo foi pilotado por Camilo Christófaro e fez sucesso nas primeiras edições das Mil Milhas Brasileiras, tradicional prova de resistência criada na década de 50. Possui um motor V8 fabricado pela Chevrolet originalmente para o Corvette e atingia a velocidade final de 237 km/h.

Carretera DKW
Carretera DKW
Vencedor das Mil Milhas Brasileiras de 1961, recebeu diversas modificações em seu motor. O carro alcançava a marca dos 200 km/h e acompanhava de perto modelos mais potentes, como os Corvette. Foi pilotado por Bird Clemente e Mario César Camargo Filho, o Marinho.

Carcará
Carcará
O protótipo foi construído pelo Departamento de Competições da Vemag e bateu todos os recordes de velocidade ao atingir 214 km/h em um evento realizado no Rio de Janeiro. Construído em 1966, o carro pesa 550 quilos e tem um motor de 104 cv. Atualmente, pertence ao Museu de Carros de Corrida Antigos, sediado em Passo Fundo (RS).

Copersucar FD01
Copersucar FD01
Primeiro carro de Fórmula 1 construído no Brasil, foi pilotado por Wilson Fittipaldi, irmão do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi. O bólido possui um motor DFV com oito cilindros em “V” e foi restaurado após quase duas décadas de abandono em um galpão. Até hoje, a equipe fundada em 1974 e extinta em 1982 foi o único time brasileiro na maior categoria do automobilismo mundial.


Maverick Berta
Maverick Berta
O modelo é uma réplica do carro de corrida lançado pela Ford para rivalizar com os Chevrolet Opala na década de 70. Equipado com o consagrado motor V8 de 302 polegadas cúbicas, atinge a velocidade máxima de 230 km/h.

Publicado em: 13/5/2009
Fonte: Quatrorodas.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

57





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação


Mercado Livre




Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Eventos
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Dodge, Polara Gl, 1981, Marrom Calcutá
Lote de Peças
Chevrolet, Monza, SLE Sedan, 1986, Cinza
Mercedes Benz, 560 Sl, 1988, Vermelha

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores