Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




O Cinto de Segurança Está no Museu

O Cinto de Segurança Está no Museu

A Volvo foi a primeira a incluir o cinto de segurança como item padrão.

A primeira coisa que se faz hoje ao entrar em um automóvel é (ou deveria ser) colocar o cinto de segurança. É um gesto automático que já salvou milhões de vidas em todo o mundo em apenas 51 anos de existência. Por isso, o Smithsonian National Museum of American History, de Washington DC (EUA), decidiu destacá-lo entre as peças da coleção que representam exemplos significativos de trabalhos em prol da segurança rodoviária.

Na coleção dedicada a este tema foi incluído um cinto montado em 1961 num Volvo PV 544, exposto juntamente com o banco original, tendo ambos sido certificados pela marca sueca, que confirmou que o automóvel foi produzido e vendido com aquele cinto de segurança montado de série.

Esta decisão do "Smithsonian Museum" é um tributo a Nils Bohlin, o engenheiro sueco que inventou o cinto de segurança de três pontos de ancoramento, um equipamento que, a partir de 13 de Agosto de 1959, passou a estar disponível nos automóveis produzidos pela Volvo.

Nils Ivar Bohlin (1920-2002) nasceu em Harnosand, na Suécia, e licenciou-se em engenharia mecânica em 1939. Três anos depois começou a trabalhar no setor aeronáutico da Saab, tendo participado do desenvolvimento dos bancos ejetáveis, que então davam os seus primeiros passos.


Nils Bohlin, inventor do cinto de segurança de três pontos.

Em 1958 ingressou na Volvo, onde assumiu a responsabilidade do sector da segurança rodoviária. Tirando partido de sua experiência anterior, iniciou o desenvolvimento de um dispositivo capaz de suportat o corpo humano no seu assento, mesmo em casos de acidentes violentos.

“Percebi que era tão importante segurar a parte superior do corpo como a inferior, utilizando uma correia no peito e outra na cintura”, afirmou mais tarde Bohlin. “O cinto também tinha que ter um ponto de ancoramento abaixo do nível cintura, para suportar de forma apropriada o corpo após uma colisão. Foi apenas uma questão de encontrar a melhor solução”, acrescentou com modéstia o engenheiro, cuja atividade na Volvo se manteve sempre ligada ao campo da segurança.

Reformado em 1985, morreu em 2002, no mesmo ano em que foi integrado no "National Inventors, Hall of Fame" em Akron, Ohio (EUA), lado a lado com nomes como o dos irmãos Wright, os pioneiros da aviação.


Poucos podem reivindicar o crédito por salvar mais de um milhão de vidas. Nils Bohlin é um deles, o engenheiro da Volvo alterou um dispositivo de avião, com o cinto de segurança de três pontos: uma faixa protegendo os quadris e outra o peito, ambas ancoradas  em um único ponto fixado no assoalho do veículo.

O tempo passou, mas a importância do legado de Nils Bohlin garantiu que o seu nome não fosse esquecido, mesmo porque ainda não surgiu outra alternativa tão efeciente. Por isso, o seu cinto de segurança de três pontos de ancoramento passou a estar patente no "Smithsonian Museum", que recebe anualmente cerca de quatro milhões de visitantes.

Publicado em: 5/10/2010
Fonte: automotor.xl.pt

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

526





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores