Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Automóveis Antigos

2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Automóveis Antigos

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Veículo Antigos – V Rally Estrada União e Indústria - que acontece entre 29 de julho e 1° de agosto, terá a largada e chegada em Juiz de Fora e o trajeto passará pela Estrada União e Indústria, a primeira estrada de rodagem brasileira, inaugura em 1861, ligando Petrópolis a Juiz de Fora.

Neste trajeto os participantes poderão conhecer vários atrativos ao longo da estrada. Entre eles está a Usina de Marmelos Zero, primeira hidrelétrica da América do Sul, construída pelo industrial Bernado Mascarenhas e inaugurada em 1889. A usina está localizada na saída para a cidade de Matias Barbosa.

Além da usina, os antigomobilistas poderão conhecer a Pedra do Paraibuna, onde se pratica escaladas, rapel, asa-delta e parapente. Será possível, ainda, admirar o Castelo de Itaipava, antiga residência do Barão J.Smith de Vasconcelos. A construção, com quarenta e dois cômodos, reproduz fielmente um castelo medieval. Durante todo o trajeto, cenários como a fábrica de pólvora Estrela, construída em 1831, ruínas da fábrica têxtil Cometa e cachoeiras ilustram o caminho entre Juiz de Fora e Petrópolis.

Além dos atrativos da Estrada União e Indústria, os participantes poderão conhecer também o Museu Imperial .

A Estrada

A estrada de Rodagem União e Indústria foi inaugurada em 23 de julho de 1861 por Dom Pedro II e liga Petrópolis a Juiz de Fora. O projeto foi iniciado em 1845 e os trabalhos começaram em 12 de abril de 1856 com a presença do Imperador Dom Pedro II e sua família.

Finalmente, em 1861, Dom Pedro II e representantes ilustres da Corte e da Companhia União Indústria percorreram os 144Km da primeira rodovia macadamizada brasileira, inaugurando a união entre Petrópolis e Juiz de Fora.

O surgimento dessa rodovia foi muito importante para Juiz de Fora, que se tornou uma importante rota comercial entre os dois estados.

O Rally

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Automóveis Antigos consiste em uma competição de regularidade, onde - considerando trajeto, tempo e velocidades - caberá ao competidor percorrê-la dentro das normas estabelecidas. As velocidades permitidas sempre levarão em conta o trecho percorrido e as regras de trânsito. O campeonato é promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e conta com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Acompanhe tudo sobre este evento e muitos outros do antigomobilismo através do site www.fbva.org.br

Publicado em: 29/7/2010
Fonte: Assessoria FBVA

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

457





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores