Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Os 40 Anos da Ranger Rover

Os 40 Anos da Ranger Rover

A Land Rover espantou o mundo dos automóveis em 1970, com a apresentação do Range Rover, um 4x4 luxuoso para ser utilizado no dia-a-dia e, ao mesmo tempo garantir todas as aventuras fora de estrada. O conceito SUV estava sendo inventando,
 
A sigla SUV tudo mundo já conhece. Significa “Sport Utility Vehicle”.

Tudo começou em 1970 com o lançamento da primeira geração da Range Rover, modelo que conjugou a capacidade de utilização em estrada e fora dela, aliando o luxo com o potencial de um veículo de trabalho. Na época, a idéia foi vista como um “ovo de Colombo”. A idéia nasceu nos primórdios da Land Rover, quando um relatório chegou às mãos dos irmãos Maurice e Spencer Wilks (que detinham o controlo da marca), afirmando que 75% dos proprietários dos veículos Land Rover os utilizavam para atividades de lazer.

Nos anos 50 um estudo levou ao desafio de uma  “Road Rover”, vocacionada para o lazer, mas o protótipo não convenceu ninguém e a idéia foi arquivada durante quase uma década.
 
Nos anos 60, o projeto foi repensado e o seu desenvolvimento entregue a Spen King e Gordon Bashford, dois engenheiros da empresa que tiraram partido da decisão de adquirir da General Motors os direitos de produção do motor V8 que equipava o Buick e oOldsmobile. A este bloco em alumínio de 3,5 litros, foi acoplada uma tração total permanente sem o incómodo recurso da alavanca que alterava a tração nos Land Rover.
 

40 Anos da Ranger Rover
Protótipo "Road Rover" 1951

40 Anos da Ranger Rover
1957 Road Rover Série II 

40 Anos da Ranger Rover
Em Setembro de 1967 o primeriro protótipo do que seria a Range Rover.

40 Anos da Ranger Rover
Em 17 junho 1970 a Range Rover foi lançada para a imprensa.

40 Anos da Ranger Rover
Ícone do luxo, a Range Rover se afirmou tendo ganho o Paris-Dakar em 1979 e 1981.


 
Estilo Único

Definidas a motorização e a transmissão, projetado um chassi convencional de travessas e longarinas, foi criada uma carroceria em aço prensado com painéis em alumínio. O design aliou a modernidade da forma de um “TT” convencional com a imagem das grandes station Wagons americanas, criando um novo estilo.

A definição da carroceria marcou uma ruptura radical com qualquer 4x4 até então produzido, assumindo o requinte dos grandes automóveis de luxo. Estava lançada a moda e a Range Rover passou a ser uma griffe, que ganhou espaço no mercado entre 1970 e 1994. conhecida como a primeira geração.

40 Anos da Ranger Rover
Range Rover 1993

40 Anos da Ranger Rover
Em setembro de 1994, foi lançado o modelo Pegasus.

Em 1994, surgiu a segunda geração: mais eficaz, mais requintada e mais eficiente. Uma evolução que contrastava com os problemas financeiros da fabricante britânica, que veio a ser adquirida pelos alemães da BMW.
 
A injeção de capital permitiu avançar para a terceira geração do modelo, que abandonou o esquema convencional de chassi/ carroceria com o lançamento de um modelo em monobloco.
 
Posteriormente foi vendida para marca à Ford que fez pequenas reestilizaçõe e mudança de motores. ao modelo, antes de o equipar com novos motores. Em 2004 lançou a Range Rover Sport baseada na Discovery.

40 Anos da Ranger Rover
Range Rover Sport  2004


Atualmente a Land Rover é de propriedade da fábrica indiana Tata. Quarenta anos depois do lançamento do seu primeiro modelo, há estudos de marketing que apontam para a formação de uma nova marca, a Range Rover, independente da Land Rover a fim de reforçar seu carácter exclusivo e sofisticado.

Publicado em: 29/6/2010
Fonte: Automotor.xl.pt

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

441





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores