Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Scuderia Ferrari comemora 60 anos de F1

Scuderia Ferrari comemora 60 anos de F1

Texto: AutoRacing | Fotos: Divulgação

Maio é um mês importante na história da Scuderia Ferrari. Em 21 de maio de 1950, precisamente há sessenta anos, em Monte Carlo, os carros do “Cavalinho Rampante” fizeram sua estréia no campeonato mundial de Fórmula 1 no GP de Mônaco, então a segunda corrida do calendário.

Quatro Ferraris foram inscritas: duas versões atualizadas dos F1 125 foram confiadas aos italianos, Alberto Ascari e Luigi Villoresi, enquanto outros dois F1s 125 estavam nas mãos de Raymond Sommer e Peter Whitehead. Villoresi e Ascari se classificaram no grid em sexto e sétimo respectivamente. Sommer em nono e Whitehead, sem tempo, largaria em último.

Uma largada sensacional de Villoresi o fez subir para segundo e uma batida entre Farina e Gonzales no final de primeira volta na curva da Tabacaria causou caos geral. Nove carros saíram da corrida. Fangio conseguiu sair da confusão sem perder tempo, mas Villoresi teve seu caminho impedido por outros carros e seu motor apagou, fazendo com que ele perdesse 1min18s nessa confusão.

O líder permaneceu intocável por todas as três horas e dezoito minutos da corrida, mas atrás dele, as Ferraris vinham babando. Em último depois de três voltas, Villoresi foi para o quarto lugar na 10 ª volta, terceiro lugar na volta 20 e segundo na volta 31 depois de superar Ascari. Após as paradas para reabastecimento, Ascari foi para segundo na volta 60 e Villoresi foi diminuindo até ser forçado a abandonar com um rolamento quebrado.

A corrida terminou com vitória para Alfa Romeo, mas com uma Ferrari, a de Ascari, no pódio, enquanto Sommer, correndo como um piloto semi-oficial chegou num grande quarto lugar. O relatório interno sobre a corrida revela estas breves notas dos homens da Ferrari sobre o desempenho de seus pilotos: “Ascari: bom. Villoresi: uma recuperação brilhante depois de uma parada forçada na segunda volta.”

Sessenta anos se passaram desde aquele dia e a Scuderia Ferrari ainda está aqui – atualmente com Felipe Massa e Fernando Alonso - lutando por vitórias, como a única equipe que tem estado presente em cada rodada de um campeonato que representa o mais alto nível do automobilismo. Até esta data, a equipe participou em 799 GPs, o que significa que em Istambul a Ferrari chegará a sua corrida de número 800 na história. Até o momento, os registros de corrida mostram 211 vitórias, 16 títulos de construtores e 15 de pilotos, o que torna esta equipe algo especial e única na história deste esporte.

Publicado em: 24/5/2010
Fonte: WebMotors.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

434





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores