Há praticamente 91 anos, a Ford recebia autorização da diretoria de sua sede de Highland Park, em Detroit, para instalar uma filial aqui no Brasil. Os registros apontam que no dia 24 de abril de 1919 foi oficialmente criada a Ford do Brasil, localizada na rua Florêncio de Abreu, no centro da cidade de São Paulo. Na época, a montadora recebeu a quantia de U$S 25 mil de capital inicial, o equivalente a R$ 44 mil, para começar os negócios no País.
Em 1921, as instalações não eram suficientes para a empresa, que mudou-se para novo endereço, próximo da praça da República, também na região central da cidade. No ano seguinte, a Ford inaugurou a nova fábrica em prédio próprio que tinha capacidade para produzir 4.700 automóveis e 360 tratores. A unidade, que já operava com o estilo de montagem em série, criado por Henri Ford, funcionou até 1953. Nove décadas após sua criação, a Ford do Brasil conta com 11,2 mil empregados distribuidos em suas unidades. Atualmente, a participação da fabricante no mercado interno é de 11,2%.
Presidente da Ford no Brasil
No mês em que completa mais de nove décadas de presença no Brasil, a montadora recebeu a visita de Alan Mulally, presidente e CEO da Ford Motor Company. Na sua primeira passagem pelo País desde que assumiu a liderança do Grupo, em setembro de 2006, o executivo trouxe boas notícias à filial brasileira. Durante sua estadia, foi anunciado que a Ford fará um investimento de R$ 4 bilhões no País, no período de 2011 a 2015. Nos próximos anos, a prioridade será as operações da empresa localizadas na região nordeste do País. |