O Fusca nunca foi e nem teve pretensão de ser um carro de luxo. No entanto, devido ao grande sucesso que fez no Brasil desde o final dos anos 1950, várias versões foram montadas pela Volkswagen determinando níveis de acabamento e "conforto" diferenciados para o sedan. A intenção era segmentar ao máximo e disputar com preço baixo, as vendas de modelos mais caros. Dessa forma, desde o Fusca "pé de boi" dos anos 1960, ao Super Fuscão, o cliente podia optar por diversos acabamentos, motores e preços. Dentro da limitação de um Fusca, é claro.
Em 1970 o Volkswagen Sedan já dominava cerca de 50% do mercado nacional de veículos novos. No entanto, para oferecer algo mais a quem já tinha um Fusca 1300 e para enfrentar a força dos concorrentes de concepção mais moderna, a Volks lançou o modelo com motor 1500 de 52 cv, que ganhou o apelido de Fuscão.
O Fuscão era mais bonito e bem acabado que a versão 1300 (38 cv). Além do motor mais forte, tinha barra compensadora na traseira e bitola de 62 mm, para melhorar a estabilidade. Como opcional, havia o freio dianteiro a disco, que só virou de série nos anos 1980. Para o Fuscão também havia pára-choques maiores, lanternas novas, saídas de ar na tampa do motor e frisos extras que deixaram o carro mais bonito.
Por dentro as mudanças também eram significativas. O painel ganhava um revestimento que imitava jacarandá já usados em outros modelos como TL, bem como os apliques nas forrações de porta. O acabamento melhorava um pouco com volante, alavanca de câmbio, travessa do assento traseiro e coluna de direção na cor preta.
Além disso o interior formava um belo conjunto com bancos de corvim e o novo painel que imitava madeira. O proprietário podia encomendar o Fusca com acabamento no padrão gelo (mais claro), caramelo (intermediário) e também o escuro marrom-café.
O modelo turbinou de novo as vendas do Fusca. No final dos anos Em 1969 a Volkswagen fabricou cerca de 120 mil unidades do carro, enquanto em 1974 o número subiu para mais de 230 mil unidades por ano. Cerca de 30% dos modelos saíam com o motor 1500, o que ajudou a dar um bom fôlego para o Fusca no mercado nacional.
|