Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Maverick 1974 em plena forma

Maverick 1974 em plena formaO Maverick é um dos clássicos Ford fabricados no Brasil. Sua vida foi curta; lançado em 1973 junto com a crise do petróleo, durou até 1979 e erros sucessivos como a adoção de um motor antigo para os padrões da época, levaram o Maverick a deixar as linhas de produção precocemente em favor de modelos compactos como o Corcel II e o Del Rey. 

Maverick 1974

Mas este modelo Super Luxo de 1974 exibe a boa forma e prova a durabilidade deste clássico de origem norte-americana. O carro que pertence a Ricardo Queiroz, foi totalmente restaurado conforme os padrões originais.

Alguns elementos tornam o carro raro como o teto de vinil, que confere um ar mais clássico ao sedan. O modelo Super Luxo traz muitos frisos, que estão nas caixas de ar, porta-malas, contorno das portas, vão das rodas e também no painel. O retrovisor (vale lembrar que na época o espelho só vinha no lado do motorista) também vinha cromado para completar o conjunto harmônico.

Maverick 1974

O interior do carro trazia um conjunto de bancos em curvim e volante de dois raios, com acionamento da buzinam nas extremidades.

Maverick 1974

Os detalhes externos se completam com o emblema "Super Luxo" colocado nos para-lamas dianteiros e a enorme calota de aço escovado com detalhes em preto fosco.

Maverick 1974

No carro mostrado nas fotos, o motor é o V8 302, de 4.948,89cc que rendem ao carro 199cv, versão que ficou imortalizada principalmente no modelo GT, de apelo esportivo, e que a partir de 1976 equipou também a linha Galaxie. Para a versão Super Luxo também estava disponível o motor de seis cilindros (que equipava os carros da marca Willys), que apesar do baixo rendimento para a proposta do novo Maverick, era durável e de fácil manutenção, conhecido pela maioria dos mecânicos da época. Outra opção era o motor de quatro cilindros OHC, de 99 cv, que apesar de contido era bem econômico e de concepção moderna.

Maverick 1974

Em seu tempo, o Maverick Super Luxo concorria diretamente com modelos como o Dodge Gran Sedan e Dart De Luxo, além do Chevrolet Opala Comodoro, que era líder do segmento de sedans médios.

Maverick 1974

Mas a crise tirou o brilho deste grande automóvel do passado, e em 1979, sem mais condições de mantê-lo em linha de produção, a Ford deixou de fabricá-lo, mantendo somente o luxuoso Galaxie, apenas para continuar concorrendo no segmento de modelos grandes.

Maverick 1974
 

Publicado em: 29/12/2010
Fonte: Autoshow.uol.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

210





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores