Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




GT Malzoni é o primeiro brasileiro exposto no Museu da Audi na Alemanha

GT Malzoni é o primeiro brasileiro exposto no Museu da Audi na Alemanha

Foto: Divulgação Modelo é exposto no Museu Audi Mobile em Ingolstadt, na Alemanha (Foto: Divulgação)

Um dos únicos exemplares do modelo brasileiro GT Malzoni ficará em exposição no Museu Audi Mobile em Ingolstadt, na Alemanha, até o dia 30 de novembro. O esportivo criado na década de 60 para as pistas de corrida é o primeiro veículo desenvolvido no Brasil a ser exibido no museu oficial da marca.

Segundo a marca, o interesse da Audi pelo Malzoni nasceu em 2007, quando representantes da Audi Tradition – divisão responsável pela preservação da história da empresa – vieram ao Brasil em busca do esportivo. O modelo incorporado ao acervo foi restaurado no sul do Brasil por especialistas.

O GT Malzoni em exposição é um cupê esportivo ano 1965, com motor de 60 hp dois tempos de três cilindros. Apenas 35 unidades do automóvel foram produzidas, o que o torna uma raridade.
 
GT Malzoni
O esportivo foi criado na década de 60 inicialmente para as pistas de corrida (Foto: Divulgação)

De acordo com a Audi do Brasil, a história do modelo começou em 1962 quando Genaro “Rino” Malzoni, filho de um fazendeiro do interior paulista, segundo a lenda, projetou seu próprio cupê para impressionar as moças. O trabalho artesanal ficou impecável. Em outubro de 1964, o GT Malzoni – um veículo com carroceria esportiva feita por "Rino" Malzoni e chassi e mecânica do DKW - estreou em Interlagos, chegando ao primeiro lugar na classe dos protótipos.

Como usava ainda uma carroceria de chapa, a performance do motor ficava comprometida, o que levou à reconstrução da carroceria - com alguns retoques no desenho feitos por Anísio Campos - utilizando fibra de vidro. O resultado foi uma berlineta de peso bastante inferior que recebeu o nome de GT Malzoni. O modelo chegou a vencer cinco corridas em 1965 com o pequeno motor de 1080 cm³ de cilindrada com até 106 hp de potência.

GT Malzoni
Foto: Divulgação Malzoni em exposição é um cupê esportivo ano 1965 (Foto: Divulgação)Das pistas, o modelo acabou chegando às ruas, com um motor de três cilindros, dois tempos e 981 cm3, desenvolvendo a potência de 60 cv a 4500 rpm. A velocidade máxima era de 145 km/h.

Rino Malzoni, Jorge Letry, Luis Roberto Alves da Costa e Milton Masteguin se associaram e fundaram a Sociedade de Automóveis Lumimari (nome derivado das duas letras iniciais de cada sócio). Em 1966 a empresa mudou sua razão social para Puma Veículos e Motores.

O Malzoni pode ser considerado o “avô” do mais famoso esportivo brasileiro, o Puma, que chegou a ser exportado para cerca de 50 países e foi o único carro brasileiro montado em outros lugares, como Canadá e África do Sul.

Em 1967, a Vemag foi vendida no Brasil para a Volkswagen e o GT Malzoni, mais tarde, seria substituído pelo Puma.

Publicado em: 13/12/2010
Fonte: G1.com.br

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

125





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores