Conhea a Associo Clube do Carro Antigo do BrasilLogin




Contran Altera Lei que Regulamenta Baixa em Veículos Antigos

Contran Altera Lei que Regulamenta Baixa em Veículos Antigos

 


O Contran publicou nesta semana uma resolução que muda critérios e prazos para a baixa de automóveis. Agora, veículos não licenciados há mais de 10 anos e que tenham 25 anos ou mais de fabricação receberão o indicativo de “frota desatualizada” no registro. Após essa notificação, o proprietário ainda terá um longo prazo para regularizar o veículo antes da baixa, que consiste no recolhimento das placas e chassi e cancelamento do registro no Renavam.


Passados 4 anos e 10 meses da indicação como frota desatualizada, o Detran irá alertar o dono do automóvel novamente (via postal ou Sistema de Notificações Eletrônicas) sobre a necessidade da regulamentação. A partir daí, o proprietário terá um prazo de 60 dias, contados após 5 anos da inserção do indicativo, para ajustar o licenciamento do veículo.


Se mesmo assim o veículo não for regularizado, o Detran publicará um edital de notificação na imprensa concedendo mais um período de 30 dias. Se todos os prazos chegarem ao fim e o proprietário não tomar providências, o Detran poderá promover a baixa do veículo. Antes, a baixa só era dada nos casos de automóveis irrecuperáveis.


A nova resolução tem como objetivo atualizar a base de dados do Renavam sobre os veículos sem licenciamento. Segundo o Contran, existe um elevado volume de veículos não licenciados há mais de 10 anos e com mais de 25 anos de fabricação.
Punição


As pessoas que forem flagradas circulando com um carro com o indicativo de frota desatualizada no registro estarão cometendo uma infração gravíssima. O veículo será apreendido e o proprietário terá que pagar multa de R$ 293,47 com sete pontos na carteira de habilitação.


Fonte: Revista Autoesporte
https://glo.bo/2uyjcJO

Publicado em: 6/7/2017
Fonte: revistaautoesporte.globo.com

Compartilhe com seus amigos:

Voltar para Página Anterior:

1089





Ônibus para Locação
Ônibus para Locação






Associe-se
Rede de Benefícios


Anuncie Grátis

Área do Anunciante
Classificados
Notícias
Eventos CCA
CCA na Mídia
Dúvidas e Sugestões
Veículos para Locação
Veículos Antigos Roubados
Indique

Facebook Clube do Carro Antigo

Siga-nos no Twitter

Manual do Del Rey 1983
Ford, Corcel 1, LDO, 1975, Marrom
Ford, 1929, 1929, Verde
Ford, Landau, 1982, Verde

Locação de veiculos antigos para eventos, publicidade, fotografia








----------------

Empresas Apoiadoras
Logos dos Apoiadores